OS LEÕES DE TSAVO - " Sombra e Escuridão"

OS LEÕES DE TSAVO  "A Sombra e a Escuridão"
Em março de 1898 os ingleses trabalhavam na construção de uma ferrovia no Quênia, leste da África. Para a construção de uma ponte sobre o rio Tsavo (SAH-vo), na região de mesmo nome, foi contratado o Coronel John Henry Patterson (1865-1947), engenheiro construtor de pontes.
Durante os nove meses seguintes dois grandes leões mataram e devoraram aproximadamente 140 trabalhadores.
 As equipes de trabalho tentaram em vão construir cercas e afastar os animais com fogo e outros artifícios, o que fez com que muitos abandonassem o local.
O próprio Coronel Patterson tentou matar os leões diversas vezes sem sucesso, o que fez com que os nativos acreditassem que eles eram a encarnação do demônio, passando a chamá-los de
"sombra" e "escuridão" (the ghost and the darkness)
Finalmente, a 9 de dezembro de 1898, o Coronel Patterson acertou um tiro certeiro no primeiro leão, que media 3m de comprimento, sendo necessários 8 homens para carregar sua carcaça até o acampamento. O segundo foi morto três semanas depois.
As equipes de trabalho retornaram e finalizaram a ponte em fevereiro de 1899.

Nunca saberemos porque os leões de Tsavo tornaram-se comedores de homens, mas alguns fatores podem ter contribuído para esta dieta não usual. Em 1890, uma doença dizimou milhões de zebras, gazelas e outros herbívoros da região. Além disto, práticas pouco higiênicas como enterrar cadáveres em covas rasas ou simplesmente não enterrá-los, forneciam carne fácil aos leões famintos.

O mais estranho é que, conforme os relatos do Coronel Patterson, os leões caçavam em conjunto, e arrastavam suas vítimas a uma caverna para devorá-las. Esta versão é contestada por arqueólogos que dizem ser costumes tribais fazerem rituais humanos em cavernas da região e portanto, os ossos encontrados por Patterson não são evidência que aqueles homens foram vítimas dos leões.
<--- foto do 1o. leão abatido

0 comentários:

Postar um comentário